Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

A nossa primeira vez em Turismo Rural: Penedono

O ano passado gente doida* uniu-se para me dar uma prenda de casamento e este ano, numa altura em que gastar dinheiro está complicado, foi altura de usar o voucher Fugas 2 noites da Odisseias.

Depois de termos tentado ir de fim-de-semana romântico em Novembro e a coisa não ter corrido bem, tentamos novamente uma escapadinha romântica, agora no Carnaval, que correu lindamente, tirando a chuva que foi demasiado constante e chata, mas que deu para descansar e desanuviar dos problemas. Já tínhamos querido usar os vouchers, mas tendo em conta que eram duas noites era complicado porque o Mulo só tem folgas ao sábado e ao domingo, e então teria de pedir férias para os usarmos. A altura chegou.

Estávamos a pensar ir até Óbidos, mas primeiro não conseguimos quarto nas noites que podíamos, em segundo, era bem capaz de existir Carnaval ali perto. Decidimos então um sítio mais escondido e sossegado no interior de Portugal e a nossa escolha foi Penedono e foi a primeira vez que dormimos num espaço de turismo rural. Estamos encantados.

Folheando os vouchers uma quinta em Penedono chamou-me a atenção, e foi assim que fizemos pela primeira vez turismo rural na Quinta da Picoila em Penedono.

Fomos em passeio, e já chegamos a Penedono de noite, reservamos o passeio para o dia seguinte. Levamos uma marmita e acabamos a almoçar com uma vista incrível em Portela do Gôve, em Baião.  Seguimos a linha do Douro. e seguimos viagem Douro acima e Douro abaixo - ou quererei dizer antes Douro à esquerda, Douro à direita? Só há uma coisa que não consigo gostar nestas terras: as curvas; sou de estômago sensível, que fazer? - e após passarmos a Régua, São João da Pesqueira e outras terras encantadoras, chegamos finalmente a Penedono e à Quinta da Picoila onde passamos duas noites.

picoila placa.jpg

Fomos recebidos pela D. Exaltina, muito simpática, que nos contou a história da Quinta e nos mostrou o antes e o depois do espaço, na remodelação. O quarto era sem dúvida fantástico, parecia que estávamos num palácio. O pequeno-almoço, delicioso, com panquecas, pão da região, compotas várias - como abóbora com laranja, e cereja com ginga - e queijos de todo o estilo e mais algum - comi queijo de cenoura, ainda nem estou em mim.

(O nosso quarto, em pedra num estilo rústico mas moderno)

A Quinta da Picoila tem um lema: é preciso conviver, e por isso os quartos não possuem televisão, mas há nos espaços da quinta vários espaços de convívio, com lareira e televisão e cantinhos da leitura, para que as pessoas possam aproveitar a vida fora dos quartos. O pequeno-almoço é também numa mesa grande comum, onde os hóspedes se reúnem à mesa para provar as iguarias. É por isso o espaço errado se procuram isolamento total, mas o espaço certo se pretendem respirar ar puro, e ver gentes diferentes. Gostei do facto de não existir horários rígidos como nos hotéis, e da segunda vez, eram quase 11horas quando descemos para tomar o pequeno-almoço, e pudemos na mesma comer de tudo. Existe por isso boa organização.

(Areas de convívio)

A Quinta da Picoila tem mais de 300 anos de história, ainda que a remodelação para turismo rural só tenha ocorrido em 2011. Não usufruímos porque o tempo não ajudou e o Mulo também não podia, mas a quinta disponibiliza gratuitamente bicicletas para a malta ir conhecer a região longe do carro e do barulho. No verão, é ainda possível beneficiar da piscina.

(Espaços exteriores)

(Espaço envolvente e vistas)

Logo ali ao lado da Quinta da Picoila, existem umas antigas Minas de Ouro, que fizemos questão de visitar e que hoje em dia são apenas ruínas.

(Vista geral das Minas do Ouro de Penedono)

As Minas de Penedono estão fechadas há mais de 50 anos mas já deram emprego a mais de 1200 mineiros. O seu encerramento ocorreu em 1947 por instruções de Salazar, devido a alguns desvios de ouro que ocorreram e que o ditador não gostou.

Ao longo dos anos existiram algumas tentativas para reativar as minhas, desde os espanhóis aos americanos, passando por canadianos, mas até agora as mesmas continuam ao abandono.

Minas 2.jpg

(Minas do Ouro de Penedono)

Vistas as minas, foi altura de ver Penedono.

Pertencente ao distrito de Viseu, na Beira Alta, Penedono é limitado por São João da Pesqueira, Vila Nova de Foz Côa, Mêda, Trancoso e Sernancelhe, terras que também mereceram a nossa visita.

(Penedono)

É uma terra bastante alta, e o seu castelo, classificado como Monumento Nacional, situa-se a 930 metros de altitude. Construído no ano 900 - ainda que a atual configuração date o século XIV - o castelo medieval de Penedono, também conhecido pelo Castelo do Magriço, foi outrora quer uma residência senhorial, quer uma fortificação defensiva.

(Do lado esquerdo e canto superior direito, o Castelo do Magriço, em baixo, do lado direito, vistas da terra)

Esta zona, é rica em castanha, e por isso a zona cobre-se nesta altura de castanho, fruto dos ouriços já vazios e caídos nos campos.

(À esquerda, terrenos com castanheiros, à direita ouriços de castanha)

Vimos tantas outras coisas que não cabem numa publicação de um blog. Por isso já sabem: Visitem Penedono, e visitem tantas outras cidades portuguesas porque o nosso Portugal é lindo!

Numa altura que tenho a minha vida virada de pernas para o ar, estas mini férias de carnaval souberam mesmo bem e ajudaram-me a repor as energias para enfrentar o que por aí vem. Muito obrigada!

* E uma vez mais, obrigada Caracol, Chic'AnaLittle MissFatiaSofiaAlexandraSilent ManVihMagda, Maria das PalavrasNayDrama QueenAna RitaJP, Sou Toda AmorGirl, MoralezPsicogataSaraJustSmile, Bruxinha, Kikas, Nervoso Miudinho, Nathy.