Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Entristecimentos

Entristece-me a ignorância. Tenho pena que a educação - não no sentido de ser bem ou mal educado, mas no sentido de conhecimento - não chegue de todos de igual forma. Entristece-me que uns possam ser extremamente formados/letrados, e outros não reconheçam questões básicas. Entristece-me esta discrepância.

 

Choca-me, que nos dias de hoje ainda existam pessoas que não sabem ler e/ou escrever, que não consigam assinar um documento oficial sabendo verdadeiramente o que estão a assinar. Mais do que chocar-me, entristece-me. Porque são acima de tudo pessoas vulneráveis a todo o tipo de esquemas e falcatruas.

 

Hoje no comboio ia um senhor, que não deveria de ter 40 anos, a falar ao telemóvel... Toda a gente ouvia a conversa que o senhor estava a ter porque o senhor ia com o alta voz ligado, apesar de ter o telemóvel encostado à orelha. Assim à partida, fiquei a pensar que o senhor ouvia mal, poderia ser esse efetivamente o caso. Até que o senhor desligou a chamada e eu percebi que o senhor não sabia de todo trabalhar com um telemóvel. O senhor carregou em tudo que era botões para tentar desligar a chamada.

 

Bem sei que nem todas as pessoas têm de ser tecno-dependentes, viciados em redes sociais e afins aqui como a Mula, mas é inegável que nos dias de hoje viver sem o mínimo de conhecimento tecnológico, seja para usar um telemóvel, seja um computador, é complicado. E o caso torna-se mais grave quando nos referimos a uma pessoa jovem como era este senhor, mas que por falta de meios, imagino eu, não tenha acesso às mesmas condições que eu tenho, que as pessoas que me rodeiam, têm. E são estas situações e discrepâncias que me entristecem.

 

Onde trabalho exigimos por vezes que as pessoas nos forneçam um e-mail, porque se as pessoas não têm acesso a e-mail não há processo, e sem processo não há ajuda possível ao cliente, porque é necessário que pessoas que estão foram do país nos enviem documentos assinados via e-mail. Ou seja, é necessário por vezes que pessoas - sejam velhos ou novos, educados ou iletrados - recebam um e-mail nosso, o imprimam o voltem a digitalizar e enviar-nos para que possamos dar seguimento ao que nos pedem. Por vezes atendemos pessoas mais idosas, pessoas que não têm e-mail e então a coisa complica-se, e quando a coisa se complica podemos estar a pedir a pessoas que adiantem valores avultados do seu bolso para depois poderem, quiçá, receber o estorno quando novamente em Portugal. Tudo porque não têm acesso ao mesmo que eu tenho, ao mesmo que os meus têm, seja porque motivo for.

 

A verdade é que vivemos numa era tecnológica e quem não a acompanha acaba por ser ultrapassado. E isso sem dúvida que me entristece.

 

Digamos que hoje estou assim: entristecida!

22 comentários

Comentar post

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.