Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Os 10 Mandamentos dos Blogs para 2017

O ano passado, quando o blog fez um ano, criei uma lista de dicas que considerava - e ainda considero - importantes para os novos bloggers que diariamente se juntam a esta grande comunidade. Agora que um novo blogo-ano começou - benze-te Mula, benze-te - e como tenho a mania que já cá ando há pouco algum tempo, e que sei umas coisas - apesar de não saber efetivamente nada - venho por este meio difundir, irmãos, os 10 Mandamentos dos Blogs para uma convivência saudável entre todos, no novo ano que amanhece.

 

Irmãos, destes 10 mandamentos depende, não o sucesso do vosso blog, mas a convivência agradável entre publicadores e seguidores, e seguidores e publicadores - mas não é tudo a mesma coisa? puff, óbvio que não! - e assim alcançar a paz entre todos. Se a vossa blogo-vida tiver em conta estes 10 pequenos enormes detalhes, verão como a vossa blog-vida será bastante mais feliz. Não digo que terão mais destaques, nem mais seguidores, mas pode ser que aumentem o respeito daqueles que já vos seguem e vos apreciam, ou talvez não, na realidade nunca se sabe.

 

Ora então.

 

10 mandamentos blog.png

 

 

1 - Amarás o Sapo sobre todas as coisas.

O Sapo é a nossa casa, é a minha pelo menos, e apesar de não concordar com algumas fórmulas atualmente existentes, não devemos cuspir na mão que nos acolhe e nos alimenta o ego de quando em vez. Não ameacem por isso constantemente irem para outras plataformas, se quiserem mudar, mudem, mas façam-nos com consciência e não por birra.

 

2 - Não usarás o nome de outros blogs em vão.

Há por aí uma certa atração em criar conflitos e atacar outros blogs e bloggers em troca de comentários e novos seguidores, ainda que esses novos comentários e novos seguidores sejam adoradores do diabo. Já se sabe, quem é que não gosta de uma boa cusquice e muita má língua? No entanto é inegável que esse movimento durará apenas o tempo do post, ou seja, um dia ou dois. Pensem bem se querem um blog para fazer pactos com o diabo e viverem para atacarem os outros, pensem bem no propósito do vosso blog e cumpram-no.

 

3 - Não farás spam em blogs alheios.

Se publicarem com o vosso login, é só carregar no vosso nome e vamos direitinhos para os vossos blogs, sejam do sapo ou não. Não é necessário escreverem o link do vosso blog sempre que comentarem alguém. Tornará a comunicação muito mais limpa e menos irritante.

 

4 - Honrarás todos os teus seguidores, mesmo os que te odeiam.

Como já disse outras vezes, não há melhores ou piores seguidores. Há seguidores. Ponto final, parágrafo. Se uns são mais comunicativos que outros, é discutível, mas quando escrevemos num blog deve ser essencialmente para que nos leiam, não propriamente para que nos comentem porque nem sempre as pessoas poderão ter vontade, disponibilidade, e poderão até não vir a acrescentar nada do que dissemos. Acho que é mais relevante que nos leiam, que nos reconheçam mérito, que gostem do que por cá aparece escrito e acima de tudo, que voltem! Mesmo os haters, se perderam tempo em nos odiar é porque até para eles despertamos atenção. Por isso nunca pensem: "mas ela comentou aquela e não me comentou a mim, já não vou ao blog dela!" A sério, respeitem todos os vossos seguidores por igual e não por aquilo que fazem ou escrevem nos outros.

 

5 - Não matarás publicações alheias.

Alguém escreveu algo que parece belíssimo, inovador, fantástico, com imensa piada, e vocês vão lá e dizem "Puff já escrevi sobre isto!" Podem dizê-lo se sentirem essa necessidade, mas...

 

6 - Não acometerás sobre a língua materna, normalmente, o português.

Toda a gente tem direito a errar, até porque como alguém um dia escreveu "herrar é umano", eu dou erros e ninguém é suficientemente perfeito para não os dar, no entanto, quando em cada 5 palavras, quatro estão erradas e até na quinta a vírgula está mal colocada, algo vai mal, algo vai muito mal... Ali em cima existe um corretor ortográfico, já disse isto e volto a dizer: usem e abusem do corretor ortográfico.

 

7 - Não roubarás publicações alheias, nem acometerás sobre a propriedade intelectual de outrem.

Não vale a pena, se for plágio vai sempre perceber-se independentemente do tempo que passar, porque uma coisa é duas pessoas escreverem sobre o mesmo assunto: aí será sempre diferente, porque são duas pessoas diferentes a fazê-lo, com opiniões diferentes, com questões diferentes e até muitas das vezes, com pontos de vista diferentes. Outra coisa totalmente distinta, é escrever o mesmo que a outra pessoa escreveu apenas por outras palavras, porque até teve recetividade, e "'bora lá ver se ninguém percebe que isto foi tirado ali do blog ao lado".

 

8 - Não levantarás falsos testemunhos sobre as histórias contadas por outrem.

Cada pessoa tem o direito a contar o que bem quiser e bem lhe apetecer. Quantas pessoas inventam no facebook vidas perfeitas que não o são efetivamente? Como disse em cima, cada pessoa cria o blog com o propósito que lhe for conveniente e o importante é sentir-se satisfeita com o resultado e divertir os outros, que no fundo lemos os blogs dos outros para nos divertirmos um bocadinho, não é verdade?

 

9 - Não publicarás com vista exclusiva às parcerias.

Publiquem o que vos vai na alma. Publiquem aquilo que vos deixa confortáveis, falem sobre o que vocês gostam, e como gostam e porque gostam. Não publiquem apenas com vista a tentarem parcerias, não se deixem dominar pelo que os outros conseguem e que vocês também possam querer. Por isso sejam sinceros nas vossas reviews, escrevam verdadeiramente o que acham e sentem e assim os outros voltarão para procurar a nossa verdade e não a verdade das marcas.

 

10 - Não cobiçarás sucessos alheios.

Só porque a inveja pura e dura é muito feia.

 

 

Que 2017 seja um blogo-ano fantástico para todos vós!

 

41 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.