Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Tipos de Turistas

logopost5.jpg

 

Fez esta semana dois anos que aturo turistas.

 

Sabem o que é um turista? Um turista é aquela espécie humana que pode andar - não é obrigatório - com uma mochila às costas e máquina fotográfica na mão, mas que anda sempre com um ar feliz, de sorriso no rosto. Anda normalmente descontraído, nem sempre bem vestido e por vezes até um pouco despenteado, essencialmente se for no verão.

 

Com o crescente aumento do turismo no Porto, considerei importante "falar" sobre isto e então decidi catalogar os turistas de acordo com a minha experiência no ramo. Importa ainda referir que trabalho numa loja e como tal a minha experiência resume-se apenas à observação dos clientes no que toca a venda e observação de artigos de artesanato e compra de souvenirs. Pode não parecer lá grande experiência, mas é da que disponho e eu sempre ouvi dizer: "Quem dá aquilo que tem, a mais não é obrigado."

 

1. O Chinês

 

O turista chinês não tem necessariamente de ser proveniente da china e muito menos possuir olhos pequenos e esticados. O turista chinês anda SEMPRE de máquina em punho a fotografar tudo o que é produto. Pega individualmente em cada peça, comenta qualquer coisa com os amigos, ri-se baixinho e fotografa os diferentes pormenores. Evita muitas vezes o contacto com o funcionário da loja, apesar de passar lá bastante tempo e raramente efectua qualquer tipo de compra. Quando compra, compra um postal e pede desconto.

 

2. O Esquecido

 

O turista esquecido, é um turista bastante descontraído nas suas férias. Vai à praia, prova as diferentes iguarias oferecidas pelos diferentes locais e aproveita para ver o máximo de monumentos que pode. Entretanto as suas férias chegam ao fim e quando está a fazer as suas malas repara que não comprou os souvenirs. O seu voo é de manhã cedo e quando decide fazer as compras as lojas já se encontram a fechar. Este turista, normalmente entra na loja a correr, olha para tudo de um modo bastante rápido - que duvido que veja o que quer que seja -, e compra qualquer coisa que encontra, normalmente não possui um gosto muito refinado e um íman ou uma caneca satisfazem os seus desejos. É um turista relativamente odiado pelos funcionários das lojas - note-se o plural da frase, não que eu esteja a falar do meu caso - uma vez que implica por vezes refazer o fecho de caixa. Não raras vezes, este turista solicita que os presentes sejam embrulhados e sai da loja com um ar bem mais tranquilo e vitorioso. Diz para si próprio numa próxima viagem fazer as compras no início das férias, mas a situação repete-se no ano seguinte.

 

3. O Shopaholic

 

O turista Shopaholic não visita as cidades pela sua beleza urbana ou paisagística, mas sim pelas possíveis lojas que possa possuir. É o típico turista que se vê nos centros comerciais carregados de sacos das mais variadas lojas internacionais. Quando entra nas lojas de souvenirs, pede para deixar os sacos perto do balcão e começa a comprar como se não houvesse amanhã. Nunca falei sobre isto com o meu patrão, mas acredito que estes sejam os seus clientes favoritos. Normalmente após fazerem compras de valores elevados, garantem que se pudessem comprariam tudo o que vêem e perguntam onde fica a próxima loja. Normalmente após a sua saída, os funcionários aproveitam para descansar da frenética correria e tentam pôr a loja outra vez com boa cara. 

Este tipo de turista, pode ainda dividir-se em duas sub-categorias: o pobre e o rico. Como distinguir? O pobre apesar de comprar tanto ou mais que o rico anda de calculadora em punho e pergunta todos os preços. O rico, põe tudo o que quer em cima do balcão sem olhar aos valores e depois no final ainda dá um sorriso acrescentando: "Oh my god, it's all that?!". No fundo esta coisa de pobres e ricos não existe...

 

4. O Fascinado

 

O turista fascinado, adora tudo aquilo que vê. Corre pela loja e pega nos diferentes produtos admirando sempre todos os pormenores. Não há nada que ele não goste. Este tipo de turista normalmente anda num grupo relativamente alargado de outros turistas que podem ser ou não como ele, no entanto, chama constantemente as pessoas para mostrar a sua nova descoberta e como essa descoberta é fantástica. Não raras vezes vê a loja várias vezes e às vezes em vários dias diferentes. Normalmente faz conversa com os funcionários, agradece o facto da loja estar tão bem cuidada e ter produtos tão bem selecionados. Normalmente não efectua qualquer compra mas sai da loja como se tivesse acabado de sair de um SPA.

 

5. O Poupado

 

Normalmente casais, ou grupos de amigos, jovens. O turista poupado viaja em low cost e anda sempre de mochila às costas. Este tipo de turista economiza até nos sacos, que os dispensa sempre que lhos são oferecidos. Compra coisas simples, normalmente para ele, e cabe sempre tudo na sua quase gigante mala. Quando vem de países frios, nota-se ainda uma poupança quase extrema no protector solar - a julgar pelos escaldões que apanha na sua pele quase transparente. Anda sempre bem disposto e raramente se lhe avista maquina fotográfica. Não raras vezes vem de bicicleta e já percorreu outros países da europa da mesma forma. Fala disso como se fosse a coisas mais natural do mundo.

 

E tu, que tipo de turista és? Já pensaste sobre isso?

 

Se conheceres outros tipos de turistas, ou achares que estas informações estão demasiado incompletas ajuda-me. Envia-me um e-mail para desabafosdamula@hotmail.com. 

 

;)

 

See you*

 

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.