Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Uma espécie de Review de alguém que não percebe nada disto: O Renascido

A Mula voltou ao cinema. E desta vez foi ver O Renascido.

 

Em primeiro lugar, deixem-me que vos diga que escolheram mal o título do filme. O título deveria de ser O Imortal, é que... o homem sobreviveu a uma guerra de flechas de índios, a um ataque de urso, a uma queda de um penhasco, a uma queda de uma cascata, a um ataque com armas pelos franceses, entre muitas outras provações... e não houve maneira de o homem morrer. Adianto-vos que os restantes homens morriam à primeira facada, ou ao primeiro tiro...

 

Bem, mas deixem-me contar-vos sobre o filme.

 

 

O filme conta a história de um homem, Glass (Leonardo DiCaprio) que pertence a um grupo de caçadores de animais para o comércio de peles. Logo no início do filme esse grupo é atacado por índios que origina muitas perdas humanas e materiais, e Glass é um dos poucos sobreviventes. Entretanto é atacado por um urso que o deixa em estado crítico e que obriga os restantes sobreviventes a avançarem, na sua fuga para um local seguro, mais lentamente, até que o capitão ordena a dois homens que fiquem com Glass até que este morresse, de modo a lhe proporcionarem um funeral digno, enquanto os restantes prosseguiriam em busca do lugar seguro. No entanto os dois homens acabam por abandonar Glass antes que este morresse e um deles mata-lhe inclusive, o filho. Glass que assiste a tudo sem conseguir se mexer, jura vingança e o restante filme é o esforço e sofrimento de Glass para conseguir prosseguir a sua viagem sem ajuda.

 

Creio que o mal deste filme é a duração. A história é apenas esta e creio que se o filme tivesse uma duração normal poderia considerá-lo um bom filme, assim considerei ter perdido três horas da minha vida. Prolongaram o sofrimento da personagem ao expoente da loucura. É um filme com imagens... não diria violentas, direi mesmo nojentas e a meu ver desnecessárias... ao ponto de ficar enjoada e as pipocas caírem me mal. A verdade é que todo o filme reporta ao sofrimento do homem, à sobrevivência do homem, predominando as cenas dele - e de outros - a comer carne de animais mortos, explicitamente, como se de um animal selvagem se tratasse. Predominam cenas de baba, de sangue, e de outras gosmas esquisitas igualmente nojentas. As imagens das feridas do homem são igualmente muito repetitivas, e creio que exploraram demasiado o sofrimento do homem em vez de explorarem a história. Aliás, a meu ver a história acaba por se perder e esquecer, porque mais parece que estamos a assistir a um documentário sobre "como sobreviver se..." da BBC Vida Selvagem.

 

Não senti aquela emoção de "mas o que é que vai acontecer a seguir?" e o fim foi expectável não existindo surpresa. É um filme quase sem diálogos. Vale pela imagem em si, que vai mostrando paisagens incríveis. No entanto, e isso é inegável e admirável, a prestação de Leonardo DiCaprio, quase irreconhecível neste personagem, que traz imensa realidade ao papel.

 

Há no entanto, algumas críticas subjacentes que se retém no filme, nomeadamente, no que toca à amizade, à lealdade, aos valores éticos e morais, às diferenças raciais, e ao sentimento de pertença do território... só que uma vez mais são abafadas e pouco exploradas, devido à exploração quase exclusiva da violência a que o homem sofreu.

 

Em suma... não gostei e pelos comentários que fui ouvindo à saída da sala de cinema, não fui a única. Claro que às vezes este tipo de desilusões também se devem às expectativas que cada um vai criando à volta dos filmes, e as minhas expectativas estavam demasiado altas. Acho que quem goste de filmes como o Saw de James Wan - que não é o meu caso -, vai adorar este filme.

 

Espero por isso fazer melhor escolha da próxima vez.

24 comentários

Comentar post

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.