Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

A Mula também experimenta coisas e fala sobre isso #6 Alisamento Progressivo

A Mula acha que deveria de ter nascido morena com cabelos lisos. Quanto ao moreno nada feito que o sol não lhe pega e tem medo de solários, contra o encaracolar do cabelo ao longo dos anos foi encontrando soluções. E chega de falar na terceira pessoa que isto parece conversa de malucos.

 

Sempre preferi ver-me com cabelos lisos, o Mulo então nem se fala, e por isso há muitos anos que aliso diariamente o cabelo com uma placa de alisamento. Inicialmente tive uma de cerâmica mas via que me danificava o cabelo, entretanto há uns anos, a mãe ofereceu-me pelo natal, uma de titânio que lhe custou os olhos da cara e que fazia maravilhas pelo meu cabelo - e por maravilhas leia-se, deixava-me o cabelo muito liso danificando-o menos que a de cerâmica. Ainda sendo de titânio a placa de alisamento não é saudável para o cabelo, ainda por cima para cabelos como o meu teimosos, que basta apanhar uma brisa e um pouco de humidade para se encaracolitar todo, e depois lá ando eu, novamente de placa em punho para o voltar a ter liso. Resultado? Pontas sempre muito espigadas.

 

A mãe que tem quase cabelo crespo de tão seco que é, e bem ondulado decidiu fazer um alisamento e correu-lhe bastante bem, então eu fui a seguir.

 

Fiz o Alisamento Progressivo Soul da Ybera que pode ser usado por pessoas que como eu pintam e têm o cabelo com madeixas porque de acordo com a marca, é 100% natural, ou seja, sem formol, desenvolvida à base de células do tronco de uma espécie rara de maça suíça chamada Uttwiler Spätlauber. Prometeram-me resultados durante 6 meses, com direito a receber nova progressiva de oferta se antes dos 6 meses o cabelo voltar a encaracolar. Até agora não tenho razões de queixa. Vamos então ver o que resulta e o que não resulta.

 

 

Lavar o cabelo e secar de imediato com o secador na vertical apenas com auxílio dos dedos.

É, sem dúvida como fica melhor. Fico com o cabelo de uma chinesa, até demasiado espalmado para o meu gosto, é que tenho franja e o cabelo fica mesmo sem volume, o que faz com que a franja fique também espalmada. Tudo isto sem escova, ou placa de alisamento, apenas com o secador bem quente e os dedos. Para a franja não ficar espalmada, tenho apenas de recorrer ao auxílio de uma escova redonda de volume para dar algum movimento à franja, já depois de o cabelo estar seco e liso.

 

Lavar o cabelo e deixar secar ao natural.

Não se pode dizer que o cabelo fica ondulado, que não fica, mas fica com jeitos. Não esquecer que eu tenho um corte bob, num cabelo relativamente curto, o que faz com que as pontas arrebitem com alguma facilidade, ou seja, ao deixar o cabelo secar naturalmente fica sem volume, mas não fica um liso escorrido, fica com algumas quebras e meio enrolado.

 

Lavar o cabelo, dar uma secagem rápida e deixar secar o restante ao natural.

Resulta muito bem. O cabelo fica com liso natural. Não um liso chinês, mas fica com um aspeto liso e com umas ondas naturais. Costumo lavá-lo à noite, dar-lhe uma secagem rápida e de manhã acordo com o cabelo praticamente liso. Dou-lhe apenas de manhã um jeito com o secador e escova, mas uma coisa super rápida.

 

 

O alisamento permitiu-me poupar muito tempo ao preparar-me, e agora é fácil lavar o cabelo de manhã e sair com ele bonito de casa, porque 10 minutos chegam para eu secar o cabelo e ficar com ele brilhante, liso e com um aspeto saudável. O fantástico é que mesmo se chover - sim, porque já apanhei chuva - ele não fica todo no ar, todo encaracolitado como acontecia quando o esticava com a prancha.

 

De salientar que tenho um cabelo fino, relativamente fácil de domar, e talvez por isso tenha resultado tão bem. O da minha mãe, que como vos disse à pouco é meio crespo, é um cabelo super seco e grosso e apesar de ficar com um aspeto bonito e liso, não fica a parecer uma chinesa como eu, mas ainda assim resultou-lhe bastante bem e ela consegue o que nunca conseguiu: esticá-lo em casa, e com isso poupou centenas de euros em cabeleireiro, tendo em conta que ela não sabia cuidar do cabelo em casa e só o lavava no cabeleireiro.

 

O que me foi explicado é que não é preciso usar champôs sem sal, como é do senso comum dizer-se, mas que para se potencializar os resultados os produtos devem ser de qualidade e serem para cabelos lisos.

 

Quem pinte o cabelo, só deve fazer o alisamento quando estiver para pintar, porque o alisamento descolora um pouco o cabelo - apesar da marca prometer que este não descoloraria, a verdade é que eu passei dos vermelhos para os cobres só com o alisamento - e depois aguardar uma semana para o pintarem. Após o alisamento tive de ficar 3 dias sem lavar o cabelo, para mim uma verdadeira eternidade.

 

O senão do alisamento é o cheiro que o cabelo ganha quando o estão a lavar. Ele seco não cheira a nada, mas quando está húmido tem um cheiro bastante mau, mas como uso o elixir da orofluido que cheira a ambar, fica resolvido, mas como sobre isto não me avisaram confesso que ao início fiquei assustada, depois fui investigar e é normal e tende a desaparecer com as lavagens.

 

As meninas pediram e a Mula falou. Espero que vos tenha ajudado.

2 comentários

Comentar post

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.