A Mula também experimenta coisas e fala sobre isso #26 Vichy Dercos Anti-Dandruff Shampoo
O milagre do meu couro cabeludo
Descobri o milagre da vida, ou neste caso, o milagre da vida do meu couro cabeludo com eczema e dermatite seborreica.
Desde que me conheço que padeço deste mal, essencialmente nesta altura do ano - primavera e outono piora significativamente - andar de preto ou de roupa escura é complicado, já que a roupa cobre-se de plaquinhas brancas. É horrível, é desconfortável... É triste, é essencialmente triste. Sinto-me profundamente envergonhada quando percebo que tenho a minha roupa cheia de pelezinhas brancas, como se não tivesse uma boa higiéne ou algo que o valha, e na realidade nada tem que ver, que a vossa Mula é muito limpinha e até lava o cabelo mais vezes do que deveria.
Mediante se é eczema ou dermatite posso ter comichão - e então com a comichão até parece que tenho piolhos -, mas o problema nem é só isso, por vezes chega a doer e chego a ganhar feridas na cabeça... É realmente desconfortável e após andar de dermatologista em dermatologista aceitei que não tem cura e que é para vida. Percebo que ainda há algum estigma de que é contagioso, mas não é! Fiquem descansados, que não é.
Desde miúda que experimento todo o tipo de champôs e produtos, e se um por outro até ajuda a atenuar a verdade é que ela acaba sempre por voltar. Quando era adolescente existia um champô que durante muitos anos resolveu o meu problema, o Selenix, que era um champô com um cheiro bastante desagradável, que deixava as pontas do meu cabelo seeeeeecas, mas a verdade é que caspa era resolvida em meia dúzia de lavagens. Esse champô foi retirado do mercado há uns anos - já não me lembro o motivo - e desde então que a busca pelo Tal champô começou.
Experimentei o famoso dos famosos, o Nizoral, os da Isdin, entre outros mais ou menos famosos. Não me resolviam o problema em tempo útil. Outros nem resolviam de todo. Lembro-me que o Nizoral demorava quase um mês a fazer efeito para além de que não gostava da forma como tratava o fio, que também o sentia mais ressecado quando usava.
Há uns meses encontrei finalmente o tal champô, por acaso. Vi-o numa parafarmácia, e meia descrente, comprei-o:
Para mim, o melhor champô para a dermatite seborreica e eczema. E não, não me estão a pagar a publicidade, pelo que podem confiar na vossa Mula, ainda que acredito que cada cabeça sua sentença, e poderá não funcionar com toda a gente da mesma maneira, mas comigo funciona mesmo muito bem e em menos de uma semana de uso - e em crises lavo o cabelo todos os dias para atuar bem - recupero o controlo do meu couro cabeludo - sobrancelhas e orelhas... - e posso voltar a usar preto sem vergonha. O champô não me resseca o cabelo e ainda há a versão para couro cabeludo sensível.
Esta versão para couro cabeludo sensível é o meu favorito - apesar da versão normal fazer mais espuma e ser necessário menos produto -, mas nem sempre o consigo encontrar. O triste deste champô? É que o uso tem de ser continuado, não posso parar de usar porque caso contrário volto exatamente a ter o mesmo problema. Quando lavo demasiadas vezes seguidas o cabelo no ginásio, por exemplo - que tenho um outro champô mais baratucho no saco - começo logo a sentir a comichão a voltar.
O mês passado terminei mais uma embalagem e não o consegui comprar porque não havia e optei por experiementar um outro até mais caro, da Revlon, para o mesmo efeito mas voltei a ficar muito atacada, pelo que tive de voltar a comprar o da Dercos urgentemente, porque realmente não o posso deixar terminar e é se quero ter o meu couro cabeludo limpinho e sem crostas ou feridas ou placas brancas na roupa.
Sei que há muita gente que sofre com este problema crónico e por isso hoje partilho convosco algo que mudou a minha vida, na esperança de poder mudar a vida de mais alguém com o mesmo problema...
... Esta sensação é algo que não desejo a ninguém!