A verdadeira aventura! #3
Parei no tempo e entrei em coma, é que só pode! Esqueci-me de vos contar o final da aventura que foi ir à Holanda buscar a minha carrinha, a 3000 km de casa! A minha versão de interrail mas versão carro, que ocorreu ao longo de 5 dias e que envolveu 6 países diferentes - incluindo Portugal - e muitas horas de estrada. Fico cansada só de me lembrar.
Sintonizando-vos:
Depois de vir de Lua-de-Mel achamos que ainda não tínhamos viajado o suficiente e fomos, com um casal amigo, comprar um carro a Eindhoven. O problema é que a ideia inicial era ir buscar o carro a Estugarda, na Alemanha e por isso os nossos voos de ida tinham sido comprados para Estugarda, a 500km de Eindhoven, onde começamos a nossa aventura. Alugamos por isso um carro no aeroporto e lá fomos nós. Passamos por várias cidades, como Mannheim, Colónia, Eindoven, Liège, Paris, e no quarto dia visitamos Le Mans, onde ficamos a dormir.
Le Mans, é uma pequena cidade francesa situada na região de Sarthe nas margens do Rio Sarthe, sendo conhecida pela corrida automobilística 24 Horas de Le Mans que decorre anualmente.
No dia anterior demos uma pequena volta para ver se seria viável irmos conhecer no dia seguinte, e como o seu centro era relativamente pequeno passamos uma parte da manhã em Le Mans. Apanhamos o elétrico (apesar de ser quase igual ao metro do Porto) perto de onde ficamos a dormir e lá fomos feitos turistas tomar o pequeno-almoço. E imaginem lá quem estava na mesa ao lado a tomar o pequeno-almoço, a falar alto e a dizer palavrões? Duas portuguesas, emigrantes, pois claro. Quando nos ouviram falar ficaram assim a olhar para nós muito fixamente e começaram a falar mais baixo, alguém compreendia o que elas estavam para ali a praguejar.
(carregar nas setas para ver fotografias seguintes)
Como podem ver, visitamos apenas a parte mais moderna de Le Mans, não tivemos tempo para ver a parte medieval, mas ainda assim, do ponto de visto arquitetónico é uma cidade muito interessante e com elétricos sempre a passar, apesar de ser sábado. E porque ainda tínhamos uma longa viagem pela frente, foi tempo de seguir, e quando estávamos a abandonar a cidade, vimos o castelo lá ao longe.
Next stop: Niort!
Em Le Mans paramos para fazer umas compras para almoço, e almoçamos tipo piquenique em Niort. Nunca tinha ouvido falar desta cidade, e tenho a dizer-vos que é muito bonita.
Situada na região de Poitou-Charentes no centro-oeste Francês, Niort é uma viagem à era medieval, como iremos ver de seguida. O que achei curioso é que no centro histórico, existe uma carrinha, tipo autocarro, circular que liga vários pontos da cidade de forma totalmente gratuito. Deixamos por isso o carro fora do centro histórico e fomos dar uma volta na carrinha para ver o que a cidade tinha para nos oferecer. O sol estava tão forte que poucas fotos deram para tirar, o que foi uma pena.
(carregar nas setas para ver fotografias seguintes)
E por isso deixo-vos com algumas fotos para que não tenham dúvidas de que Niort é realmente uma cidade pitoresca e perfeita para um fim-de-semana romântico a dois. Eu pelo menos tenciono voltar e explorar esta cidade em condições.
(imagens retiradas daqui)
E daqui seguimos para Azpeitia, 500km depois, onde dormimos num local assustador no meio do nada, cujas pessoas pareciam tiradas de um filme de terror, e os quartos tinham teias de aranha. Felizmente os lençóis estavam limpinhos e cheiravam bem e depois de um dia cansativo, é só isso que importa realmente. Dormi que nem um bebé mas de manhã saímos tão rapidamente quanto nos foi possível já que as pessoas continuavam a agir de forma estranha connosco.
Azpeitia, é uma cidade situada a 40 km de San Sebastian, no País Basco em Espanha, que possui um museu ferroviário que já vos apresentei aqui e foi o nosso grande objetivo da passagem pelo País Basco.
(carregar nas setas para ver fotografias seguintes)
Depois de Azpeitia, ainda paramos em Burgos para almoçar mas com muita pena minha não sobrou tempo para visitar. Viemos direitinhos até ao Porto e a viagem foi concluída com sucesso!
Depois a aventura foi legalizar a carrinha: Uma aventura pela burocracia portuguesa! Mas correu lindamente, estou muito satisfeita e acima de tudo se fosse necessário, fazia tudo novamente!
3000 km em 5 dias, 6 países diferentes - Alemanha, Holanda, Bélgica, França, Espanha e Portugal - 4 pessoas a viajar dentro de um carro a suar que nem uns bisontes em pleno verão! O ideal teria sido ir o dobro do tempo, para podermos ver muito melhor tudo. Sendo que o que deixou mais pena foi não ver devidamente a cidade de Colónia, Niort e explorar melhor o País Basco e... Por amor da santa nem me falem de Paris, que ainda estou traumatizada e não quero falar sobre isso!
Mas fomos felizes! Vivam as aventuras!
-----------------------------------------------------------
Outros episódios da saga: