Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Açores - S. Miguel // Parte IV

Capa Açores 1.jpg

 

Dia 4

Ao quarto dia foi dia de conhecer Ponta Delgada, todas as noites fui percorrendo a pé as ruelas e calçadas mas ainda não lhe tinha dedicado tempo efetivo. Este foi um dia de sol, de chuva, de vento, de tudo um pouco. Mas foi essencialmente um dia de calor, que nos permitiu andar confortáveis.

 

Ponta Delgada é capital administrativa dos Açores e apesar das ilhas dos Açores serem descritas como sendo verdes, com muito pasto, muito gado, muitas montanhas e muita água, Ponta Delgada é uma cidade relativamente plana, moderna - preservada - e completa. É uma cidade com todas as comodidades necessárias sem que tenha abdicado do seu traçado regional.

 

Começamos este passeio pelas Portas do Mar, um grande empreendimento no passeio marítimo inaugurado em 2008 que prometeu dar vida à zona marítima da cidade. Aqui podemos desfrutar da cidade e do mar sem ter de abdicar de nenhum dos dois. É uma zona com muitos restaurantes e com animação noturna. Todas as noites fazíamos uma boa parte a pé deste passeio para ajudar a fazer a digestão.

 

 

clicar nas setas para ver restantes fotografias

(Passeio marítimo de Ponta Delgada)

 

 

Aqui no passeio marítimo encontramos várias empresas de turismo para fazer excursões, ir ver as baleias e os golfinhos, entre outros passeios em toda a ilha. Confesso que fiquei com pena de não ir para alto mar ver, mas a verdade é que o dinheiro não chega para tudo e os preços ainda eram elevados. Talvez numa outra altura até porque prometemos regressar.

 

Ali na zona das docas, como é possível ver numa ou outra fotografia, é possível nadar. Existe delimitação para que as pessoas saibam por onde podem andar e existe inclusive um nadador salvador. Digamos que é uma piscina em plena cidade e pelo que percebi, é gratuita.

 

 

clicar nas setas para ver restantes fotografias

(Zona marítima de Ponta Delgada)

 

Vê-se alguns turistas, mas curiosamente pensava que iria encontrar muitos mais. A verdade é que quando dizia que ia a S. Miguel as pessoas diziam que era bonito mas que agora haviam demasiados turistas que nem dava para ver bem as coisas, que agora o que estava a dar era ir para as outras ilhas antes de serem igualmente turísticas, e a verdade é que não senti nada disso. Há efetivamente algum turismo mas não me pareceu que a cidade estivesse lotada nem nada semelhante. Mas claro, temos de ter noção que fui em finais de Setembro, em Julho e Agosto imagino que seja diferente, mas Julho e Agosto é diferente em todo o lado.

 

O que adorei em Ponta Delgada é o facto de não tentarem modernizar a cidade, com prédios novos cheios de vidro e linhas modernas, gosto do facto de preservarem os edifícios em pedra, com pedra regional e acho que de outro modo seria uma cidade como qualquer outra sem qualquer piada.

 

clicar nas setas para ver restantes fotografias

(Praça de Gonçalo Velho)

 

E aqui está o ex-libris de Ponta Delgada, aquele símbolo que aparece desde sempre associado aos Açores: As Portas da Cidade. São três arcos de volta perfeita em pedra regional, erguidos em 1783 na costa sudoeste da ilha e que em 1952 transferidas para o seu local atual: A Praça de Gonçalo Velho e são o símbolo da defesa terrestre da cidade.

 

 

clicar nas setas para ver restantes fotografias

(Forte de S. Brás)

 

E por falar em defesa da cidade, um pouco mais à frente, temos o Forte de S. Brás também conhecido pelo Castelo de S. Brás edificado no século XVI.

 

E aqui tivemos de fazer uma pausa para gelado. Porque férias sem gelado não são férias, e ainda por cima encontrei os meus gelados de máquina favoritos que são tão difíceis de encontrar: baunilha - os mais comuns são de nata - e morango. Mais um ponto para S. Miguel!

 

IMG_20170922_151648(1).jpg

(Não foram os melhores que já comi, mas estava muito bom)

 

 

Ali bem perto do forte de S. Brás temos a Praça 5 de Outubro, que também é uma praça com traçado regional e com uma árvore muito antiga, que está neste momento em risco de queda, tendo uns suportes para que os seus ramos não se partam. Numa das laterais da praça temos o antigo Convento de São Francisco, atual Santa Casa da Misericórdia. No centro da Praça existe um jardim com um coreto 

 

 

clicar nas setas para ver restantes fotografias

(Praça 5 de Outubro)

 

 

clicar nas setas para ver restantes fotografias

(Santa Casa da Misericórdia e Monumento ao Emigrante)

 

 

 

clicar nas setas para ver restantes fotografias

(Edifício da PT; edifício histórico junto às Portas da Cidade e Igreja de S. Sebastião)

 

 

Há igrejas muito bonitas em S. Miguel mas a Igreja Matriz de S. Sebastião conquistou o meu coração com esta entrada em estilo manuelino, digam lá se não é um espanto! E até a Câmara Municipal tem uma arquitetura belíssima.

 

 

IMG_2487(1).jpg

(Câmara Municipal de Ponta Delgada)

 

 

Depois do passeio pelo centro de Ponta Delgada fomos um pouco mais para norte a Fajã de Baixo ver a plantação de Ananases de Augusto Arruda.

 

IMG_1880(1).jpg

 

 

A plantação de Ananases A. Arruda é de visita gratuita e curiosamente está situada numa antiga quinta de laranjas. Aqui podemos encontrar várias estufas com plantações de ananás em diferentes fases, desde a planta até ao ananás maduro pronto a colher. Em média um ananás de São Miguel dura cerca de 18 meses e é reconhecido como o melhor ananás do mundo. Aqui bebi um sumo delicioso de ananás, melão e menta. 

 

 

clicar nas setas para ver restantes fotografias

(Ananases A. Arruda - Espaço Exterior)

 

clicar nas setas para ver restantes fotografias

(Ananases A. Arruda - Estufas)

 

 

Ao final do dia fomos ainda dar um passeio pelo sul da ilha até Vila Franca do Campo onde numa vez mais encontramos miradouros com vistas de cortar a respiração. Mesmo as terras do interior dos Açores são incríveis, mas se vos mostrasse tudo o que vi e senti, acreditem, ficavam dias e dias a ler, dava um romance histórico o quanto eu gostei da ilha.

 

E já só falta um dia. O último dia reservamos para ir às Furnas por isso não percam o último episódio porque eu também não.

12 comentários

Comentar post

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.