Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Comecei a correr...

Devagarinho, quase a passo, mas comecei.

Imagem retirada daqui

 

O moço corre. Já corre há algum tempo e já consegue ao equivalente à meia maratona, e aqui a preguiçosa de serviço tentou acompanhá-lo. Claro que isto dito assim, parece que estou a caminho de me tornar na próxima Rosa Mota. Não. Nada disso. Esta lontra de sofá cansa-se no caminho entre o sofá e o frigorífico, quanto mais... O meu objetivo é conseguir correr no final do ano 5km, sem pausa para caminhada.

 

Não vos vou negar: odeio correr. Correr é para mim contra-natura. Tudo dói, tudo arde, tudo sufoca. O-dei-o.

 

"Então corres porquê, Mula?"

Olhem, porque sou parva. Não. A verdade é que reconheço os benefícios da corrida e gosto da ideia de me superar, como já vos tinha dito aqui. Em tempos, corria para o autocarro - já nem me lembro de apanhar um autocarro... - e abafava, transpirava em bica e a vontade era regressar de imediato a casa para uma bela banhoca. Neste momento já consigo correr 2km seguidos. Não sempre, não todos os dias, mas se estiver no meu melhor, consigo correr 2km ainda que a morrer como se fossem 20!

 

No final do ano passado estava a correr cerca de 500m, depois alcancei o 1km e agora dupliquei. Comecei com caminhadas. No ano de 2020 caminhei muito. Também comecei gradualmente, 5km, depois 10 e até houve um dia de doideira que caminhei 20km! Fiquei sem pernas confesso. No final de 2020 tentei incluir alguma corrida nas caminhadas, intercalando entre o coração ofegante e o descanso ativo. Aos poucos, é assim que deve de ser.

 

Principais dificuldades? Respirar! Oh como algo tão primário se torna tão difícil... Parece simples: inspirar pelo nariz, expirar lentamente pela boca e dito assim é simples, mas não é. Quando dou por mim, ou não respiro, ou respiro demasiado rápido, ou tropeço entre o inspirar e o expirar. Desaprendo rapidamente algo que aprendi quando nasci. Têm dicas para se aprender a respirar enquanto se corre? Devo, sei lá, começar a frequentar aulas de preparação pré-parto? Lá aprende-se a respirar certo? Mães desta blogosfera?

 

Outra grande dificuldade é a dor nas pernas. Até consigo começar com uma velocidade relativamente aceitável, mas logo logo as pernas parecem chumbo. Parece que de repente coloquei caneleiras de 10kg em cada perna e isso torna-me lenta e torna tudo um verdadeiro martírio.

 

A parte boa é que o moço é paciente, e corre devagar a meu lado, e puxa por mim. Sei que sou rabugenta, que quero constantemente desistir, mas ele ali está a lixar-me a cabeça para eu não desistir, normalmente chateio-me, fico enraivecida e lá continuo até ao meu limite. Digamos que funciono na base da raiva... Mais alguém?

 

E é isto, agora com o confinamento - já cá faltava a conversa do confinamento, não é verdade? - não sei como será, porque ainda não tenho motivação para correr sozinha e o local aqui na terra onde corria está proibida a sua circulação, mas a verdade é que quero, até 31 de Dezembro de 2021 correr 5km sem parecer que fui atropelada pelo caminho por um comboio de mercadorias.

 

E por aí, mais alguém nesta luta? Dicas?

28 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.