Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Desafio | Uma paixão chamada Livros #1

Top 5 dos livros lidos

 

Não é fácil escolher um top 5 dos livros lidos, até porque quando escolho um livro, é quase sempre uma escolha segura, não há muito por onde errar.. mas vou tentar. Hoje o meu top 5 é:

 

 

Herdeiros do ódio, de Virginia C. Andrews

A história retrata a vida de quatro irmãos que foram fechados num sótão pela sua mãe e pela sua avó, pela ganância de uma herança. Pela promessa de que seriam apenas alguns dias, até o avô das crianças morrer, as crianças aceitam viver enclausuradas no sótão sem fazerem barulho, onde são constantemente vítimas de violência por parte da avó. Com o passar do tempo, começam a perceber que lhes têm vindo a mentir, até que os irmãos mais velhos, Cathy e Chris, começam a investigar e percebem o que de macabro se passa nesta família.

 

Para mim é um livro fantástico, perturbador, com uma narrativa arrepiante e revoltante. A forma como nos é contada a história, transporta-nos para junto dos irmãos Dollanganger e viver com eles esta revoltante história que vai modificar toda a sua vida. É o primeiro livro de cinco livros da Saga dos Foxworth. Infelizmente tenho só este e o quarto (que não percebi patavina por não saber o que estava para trás) e os restantes livros são muito difíceis de encontrar, sendo que até a biblioteca do Porto, que diz que tem, não tem efectivamente.

 

Também existe o filme sobre este livro... Mas... Esqueçam o filme! O filme não chega sequer aos calcanhares do livro, para além de adulterar partes do livro, ainda ignora peças fundamentais da história. Foi uma autêntica desilusão.

 

Uma das minhas citações favoritas:

"Fartei-me de ouvir falar de amor e das possibilidades que o futuro nos reservava, quando ainda continuávamos trancados num quarto e a morte estava deitada a meu lado, encolhida na posição fetal, com as pequenas mãos postas em prece mesmo durante o sono."

 

 

Tanto que eu não te disse, de Marta Gautier

Contada na primeira pessoa, retrata a vida de uma mulher amargurada, que luta diariamente contra os seus fantasmas que a impedem de viver plenamente a sua vida. É uma mulher que tenta ter controlo sobre tudo na sua vida, e que quando o perde deixa de conseguir raciocinar.

 

Mais do que um livro com uma história sobre alguém, é um livro recheado de partilhas de amor, de ódios, de sentimentos angustiantes, que qualquer pessoa pode sentir e viver, mesmo que não se identifique directamente com a personagem principal.

 

Uma das minhas citações favoritas: 
«Dizem que a "força vem de dentro". Mas quem são para afirmar isso? Que sabem da nossa vida, do nosso espírito, para fazer sugestões? Se "vem de dentro", que nos arranquem a pele e apontem onde está! Merda para todos.»

 

 

Os olhos de Ana Marta, de Alice Vieira

Resumidamente, o livro fala sobre uma mãe com dificuldades em amar uma filha e sobre essa mesma filha, pequena, que luta para que a mãe a ame. Nessa luta vai descobrindo os motivos que levam a sua mãe a ignorá-la e a que se referem aqueles olhos que sente nas paredes por onde quer que ande.

 

Um livro para miúdos e graúdos que me levou às lágrimas. Aborda um tema muito sensível - que não direi qual é, porque assim desvendaria toda a trama do livro - e é um livro que prende da primeira à última página.

 

Uma das minhas citações favoritas: 

"Ainda pensava, imagina!, que não se podia sobreviver sem se ter uma mãe que nos contasse histórias, que nos aconchegasse a roupa, nos sentasse ao colo e inventasse para nós destinos certos de princesas felizes. Só muito mais tarde descobri que se podia perfeitamente viver sem essas coisas."

 

 

O que aprendemos com os gatos, Paloma Díaz-Mas

O livro que me fez chorar logo na primeira página. É um pequeno livro, minúsculo diria até, carregado de sentido para pessoas que como eu, amam os seus animais - não têm necessariamente de ser gatos, mas dos animais em geral. É um livro que fala do que acontece quando morre um animal que nos acompanhou uma vida, o que muda em nós humanos após a morte, e o que podemos aprender com eles enquanto estão vivos. Acaba por ser um livro para amantes de gatos, na medida em que conta como é que os gatos foram domesticados, ou como é que o gato domesticou o homem, na visão do gato, está claro.

 

Uma das minhas citações favoritas:

"O sintoma mais grave da doença: a mania de planear o futuro, de imaginar o que acontecerá (e que talvez nunca aconteça), o que provoca nos humanos um sério défice de atenção relativamente ao presente; ao pensarem no que virá, mesmo que talvez não venha, os humanos adultos acabam por revelar-se incapazes de compreender o que os rodeia. (...) Arrastam-se pela vida qual sonâmbulos, absortos nos seus pensamentos e isolados da realidade."

 

 

Adultério, Paulo Coelho

Mais do que uma história de amor ou de adultério, este livro retrata a auto-descoberta de uma mulher em crise. De uma mulher que tem aparentemente uma vida perfeita, e que descobre que isso não é suficiente para ser feliz, encontrando na adrenalina da traição uma forma de encontrar a chama pela vida há muito perdida.

 

Foi  um livro que prendeu a minha atenção e que li de um só fôlego, página por página. A verdade é que por trás de uma vida aparentemente perfeita existe uma rotina asfixiante que resulta muitas vezes na perda de identidade, e este livro, vai dando conta dos sentimentos que ficam quando não se está feliz, da apatia que assalta a nossa vida e nos faz reféns.

 

Como foi este o livro que enviei para o Livro Secreto, não irei nem desenvolver mais a história nem publicar a minha citação favorita.

 

MCj03825760000[1].gif

 

 

Boas leituras! 

 

 

_____________________________________

Desafio Uma Paixão Chamada Livros onde eu, M*The Daily MiacisMagdaMiss FMarcianoAlexandraJPDrama QueenFatia MorCMNathyMJJustAna Rita Garcia M.TeaCarla B.Neurótika Webb e Noqe partilhamos a nossa paixão pela leitura e pelos livros. 

 

 

 

38 comentários

Comentar post

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.