Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Lutar contra o excesso de peso #16

 

Ai as festas, as festas...

 

Não há nada mais que abale uma dieta que as grandes festas. É sabido que em muitas casas a mesa é a mesma do Natal ao Ano Novo, recheada de coisas boas, cheias de açúcar, altamente gordurosas e carregadas de calorias. Devemos olhar para o lado e pedir um chá antes de uma fata de bolo rei? Claro que não. O segredo não está em não comer, porque a alma também se alimenta. O segredo está em ter juízo e comer, pouquinho do que se gosta. Eu cá tirei a barriga de misérias, pois claro. Mas, como me disse a minha nutricionista, devemos ter em mente que há apenas dois - vá eventualmente quatro - dias em que podemos abusar mais - os 24/25 e os 31/1 - mas devemos ter a consciencia de que nos restantes dias é para ter juízo. E se é verdade que no Natal a coisa estendeu-se ali até dia 26, eventualmente até dia 27, no ano novo no dia 2 já estava mais do que na linha - vantagens de não ter festejado em casa.

 

Hoje decidi partilhar convosco a minha rotina de alimentação, aquele plano alimentar que uso mais frequentemente - porque depois tenho outro quando preciso de dar um abanão ao metabolismo, e outro quando o bicho funciona quase sem esforço. Confesso que pensei muito, antes de partilhar o meu plano convosco porque foi feito para mim, tendo em conta os meus gostos e necessidades, tendo em conta eu, e não outra pessoa e como é sabido, o que resulta comigo pode não resultar com os outros. Ainda assim como não é um plano demasiado restritivo pareceu-me uma partilha inofensiva e pode ser que ajude alguém, quiçá.

 

Pequeno-almoço

  • Chá ou café (que eu à revelia transformo numa meia de leite com adoçante) + 1 pão de centeio/mistura/cereais (50g) com queijo magro (fresco, queijo creme ou em barra) ou fiambre de frango/peru ou compota sem adição de açúcar (1 c. de chá).

    OU

  • 1 Iogurte magro + 3 colheres de sopa de flocos de aveia + 1 peça de fruta + sementes e/ou canela a gosto.

 

Meio da manhã:

  • 1 peça de fruta + frutos secos (um pequeno punhado)

    OU

  • 1 peça de fruta + 2 marinheiras ou 2 tostas integrais ou 6 tostas finíssias integrais.


    Raramente como a fruta com os frutos secos porque raramente consigo comer só um punhado. Opto quase sempre pelas tostas finíssimas ou pelas marinheiras.

 

Almoço:

  • Carne (120g) ou peixe (120g-140g) ou 2 ovos + 2 colheres de sopa de arroz/massa/milho/quinoa/etc. ou 1 batata média ou 4 colheres de sopa de leguminosas 1/2 prato de legumes/salada + 1 peça de fruta ou gelatina.


    Aqui, sou-vos muito sincera: como de tudo. Do empadão ao bacalhau com natas. Do franguinho grelhado ao salmão com crosta de broa. Ao almoço o que a meu ver importa mais é a quantidade. Se sabem que é um prato mais calórico comem menos e até podem complementar com sopa. Aqui a sopa é permitida, só não está no plano porque raramente como sopa ao almoço.

 

1º Lanche:

  • 1 Iogurte magro + 2 colheres de sopa de flocos de aveia

    OU

  • 1 Iogurte magro + 1 colher de sopa de sementes a gosto (excepto bagas de goji).


    Acho que nunca como o iogurte com aveia ao lanche, o plano permite mas dava demasiada asneira andar com a aveia atrás de mim ("Aveia, aveia everywhere" se é que me entendem), então habitualmente é iogurte com sementes de chia ou de papoila.

 

2º Lanche:

  • 1 Gelatina sem açúcar ou 2 Queijinhos light ou 1 Queio fresco magro ou 1 Iogurte magro


    É muito raro fazer segundo lanche, apesar dos meus dias serem muito compridos. Almoço às 15h30 e depois só janto às 22h. Mas quando tenho um pouco mais de fome que o normal, o mais frequente é comer uma gelatina ou queijinhos light daqueles da vaca que ri.

 

Jantar:

  • 1 prato de sobremesa de salada ou 1 prato de sopa de legumes (faço sempre sem batata) + carne/peixe/2 ovos + 1/2 prato de legumes/salada + 1 peça de fruta ou gelatina.

 

Ceia:

  • 1 Chávena de chá sem açúcar.

 

A somar a tudo isto, bebo 1,5L de água com drenante que vou variando para o organismo não se habituar e alternando com chá de hibisco ou cavalinha para eu não me cansar.

 

E é isto. Acham que dá para passar fome?

 

Não vos vou mentir, claro que ao início custa, essencialmente quando um pacote de frutos secos me durava 1 ou 2 dias ou quando comia por 2 ou 3 pessoas às refeições. Agora não custa assim tanto e sinceramente sinto-me com muito mais energia, era desgastante andar sempre com fome, andar sempre a pensar em comida. Agora não, agora sinto que sou normal e isso é bom.

 

E então é agora em 2018 que vais começar a trabalhar o teu #corpodeverão2020? A Mula já começou em 2017!

20 comentários

Comentar post

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.