Lutar contra o excesso de peso #18
E ontem foi dia de regressar à nutricionista, para ver os resultados que obtive com o novo plano.
Como já tinha desabafado convosco a balança não decresceu. Não posso dizer que engordei, porque engordar é o ato de ganhar gordura e não foi isso que realmente aconteceu, no entanto houve necessidade de fazer alguns ajustes no plano para ver se a coisa corre melhor durante este mês.
Ora apesar de ter ganho 200g na balança, a verdade é que perdi 1,19kg de massa gorda, mas em contrapartida - e positivamente - aumentei 1,300kg de massa muscular. Ainda assim - e isto é que me enervou - ao nível das medidas não se manifestou positivamente: diminuí barriga mas aumentei anca e ainda que me tenham explicado que é normal a anca aumentar um pouco aquando do início do exercício físico - logo na primeira consulta -, a verdade é que não gostei. É impossível não me sentir defraudada, tenho feito um esforço enorme para me manter motivada, tenho ido três vezes por semana, vou lá esfalfo-me toda, merecia um pouco mais de uma magia qualquer daquela que as pessoas que comem muito e não engordam nada, têm... Mas pronto, estou finalmente abaixo dos 40kg de massa gorda e vamos acreditar que esta gordura toda que se vai "derretendo" para dar lugar a músculo que vá finalmente de vez, de modo aos restantes resultados irem aparecendo com a continuidade.
O plano foi então ajustado. Lá se foram novamente os hidratos de carbono ao jantar. Ainda assim este novo plano é mais vantajoso que o meu anterior e nunca vos tinha dito o porquê. Vou então explicar-vos.
Os pequenos almoços são muito semelhantes mas permitem-me o dobro da proteína, a minha anterior nutricionista apenas permitia um iogurte ou 150 ml de leite e não permitia iogurtes líquidos que são tão práticos. Agora posso comer dois iogurtes (sólidos ou líquidos), ou 300 ml de leite.
Os meios da manhã e os almoços são iguais, até aqui não há nenhuma alteração.
Os lanches atualmente são mais variados e maravilhosamente permitem-me comer pão, logo que seja um pão pequeno que não ultrapasse os 50g. Mas pão é pão e comer pão dá-me uma felicidade quase inexplicável.
Os jantares eram mais vantajosos porque permitiam hidratos, mas isto agora foi-me retirado. E vou voltar só a comer sopa e legumes ao jantar, nada de arroz, nada de massa, nada de batatas e nada de fruta ao jantar - mas até nisto a outra nutricionistaconcordava.
Foi-me criado um desafio: comer alternadamente carne, peixe e ovos sem repetir consecutivamente. Alternar entre peixe e carne não me parece difícil, agora começar a fazer pratos só com ovos sem inserir massa parece-me deveras complicado. Mas veremos, terei de me inspirar algures na dieta do ovo - isso existe?
Descobri algo errado - muito errado pelos vistos - na minha alimentação. Desde que comecei no ginásio - por influencia de todas as instagramers e fits que eu sigo - comecei a colocar manteiga de amendoim em tudo o que comia: nas papas, no pão, nas panquecas... Pois que descobri que a manteiga de amendoim apesar de saudável é altamente calórica. E se é ótima e pode ser usada quase à descrição por quem quer aumentar o peso, a verdade é que tem de ser usada com muito tino por quem quer emagrecer. E eu que basicamente eliminava a minha gula na manteiga de amendoim, qual Winnie de Pooh com o pote de mel. Por isso tenham medo, tenham muito medo. Eu não sei comer, eu só sei substituir as gulas umas pelas outras... E logo eu que achava que tinha feito a alteração perfeita.
E as sementes?
Como é que a minha antiga nutricionista nunca me avisou que as sementes tinham um elevado valor calórico e que têm de ser seguidas as medidas à risca? Vocês não imaginam a quantidade de sementes que eu comia por dia... tudo o que era batidos e iogurtes tinham sementes...
E pronto, continuo focada, a ir 3 vezes por semana ao ginásio sem desculpas, sem mas nem porquês. Espero em breve ter mais e melhores notícias para vos dar!
Obrigada por estarem desse lado!
E já sabem, juntem-se à Mula nesta luta!