Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Nossa! Como é difícil tirar o Cartão de Cidadão em Portugal!

 

 

FAQ

O Cartão de Cidadão é obrigatório?

É!

 

Podemos viajar para o estrangeiro sem ele?

Nem devemos ir à mercearia sem ele, quanto mais ao estrangeiro...

 

Então é um cartão fácil de tirar, certo?

Errado!

 

Tudo o que parecia ser simples - dentro do suplício, claro! - foi complicado. E tive de me deslocar duas vezes a lojas de cidadão diferentes - isto é só a Mula a tentar disparar para todos os lados... - e mesmo assim a situação não está pacífica.

 

Mas e então Mula ainda não renovaste o cartão de cidadão? Obviamente que não, porque pelos vistos em Portugal é preciso tirar um dia de férias para se renovar o dito, graças aos prioritários desde mundo. Se sou a favor que deva existir um atendimento prioritário? Claro que sou. Mas um atendimento prioritário não deve tornar-se num atendimento exclusivamente prioritário.... Não estão a entender nada? A Mula explica!

 

Dia 1

A Mula que odeia acordar cedo  - entre isso e dar com o dedo mindinho na esquina do móvel, venha o dedo mindinho na esquina do móvel, com força! - aproveitou que dormiu bem e bastante no fim-de-semana para se pôr a pé bem cedo, e antes da loja do cidadão pequenina aqui da terrinha abrir, a Mula já lá estava, apesar de tudo feliz e sorridente. Tinha precisamente 1h30 para resolver a situação. Saiu-me na rifa o número 16 - que na realidade não quer dizer nada - e fiquei confiante que a coisa se ia dar sem grandes problemas. Até estava motivada a chegar um poucochinho atrasada ao trabalho caso fosse necessário, só para resolver a situação. Ao fim de 30 minutos 6 pessoas foram atendidas. Fantástico, uma cadência de 1 pessoa a cada 5 minutos, fiz as minhas contas pelos dedos e a coisa ia ficar despachada cedo. Mas como eu sou muito má a matemática e nem pelos dedos sei contar direito, fiz muito mal os cálculos e 40 minutos depois apenas os mesmos 6 transeuntes foram atendidos. A Mula que estava de traseiro alapado cá fora ao sol, levantou-se já meia enraivecida e decidiu apurar o sucedido. Eis que encontro o verdadeiro pandemónio lá dentro. Gente aos berros - e com razão! -, parafraseando os Deolinda "a senhora do guiché [a responder] com certo enfado" que nada tem a ver com aquilo e eis que percebo que desde as 9h30 até às 10h10, a senhora só atendeu prioritários, e como estava sozinha, nenhuma senha mais foi chamada. O argumento dos utentes era válido: "se continuarem a entrar prioritários, vai passar o dia e as pessoas que se levantaram às 7h da manhã [como a Mula!] vão continuar à espera!" A funcionária limitou-se a encolher os ombros e a Mula limitou-se a ir embora, porque era impossível nos 15 minutos que lhe restavam de 10 números serem atendidos. Pensei "Amanhã é um novo dia! Vamos acreditar que terei mais sorte!"

 

Dia 2

Mula acorda novamente às 7h da manhã, depois de voltar a dormir - tal como no dia anterior - 4 horas... Podem antever que Mula não acorda bem disposta. Nem feliz. Nem sorridente. Nem otimista. Mula acorda com a sensação que deveria de desistir da ideia de tirar o cartão de cidadão e aceitar que será dentro de pouco tempo uma portuguesa de gema clandestina, e resignar-se! Mas não. Mula respira fundo, grita para si que hoje vai ser um dia diferente - talvez ter acreditado pudesse ter dado jeito... - até porque desta vez tinha o dobro do tempo para resolver a situação e lá vai, mas desta vez a uma loja de cidadão maior, com - eventualmente - mais funcionários e pois claro está também com - obviamente - mais pessoas. Uma vez mais chega lá antes daquilo abrir e desta vez o número que sai na rifa é nada mais nada menos que... o 41! Isto, ao fim de uma semana posso jogar nos números do euromilhões, só me falta que me ditem as estrelas. "Pronto, sou o 41, mas aqui também é maior, terá certamente mais gente a atender!" Pobre Mula... Pobre Mula inocente. Uma vez mais uma única pessoa a atender. Ainda assim, às 9h25, 7 pessoas já tinham sido atendidas. Fiz as minhas contas, uma vez mais pelos dedos a ver se me safava e tive uma esperança ínfima disso poder vir a acontecer. Como as lojas de cidadão têm um sistema de senhas inteligente que alertam por sms quando está a chegar nossa vez, aproveitei fui tomar o pequeno almoço, passear pelo shopping, e quando às 11h fui verificar que só ainda ia no número 12, fiquei sem saber o que pensar. Fui lá uma vez mais perceber o que se passava, e uma vez mais uma fila interminável de prioritários se acumulava junto ao balcão. Porque as contas não se pagam sozinhas, tive que optar entre ter dinheiro na conta e ir trabalhar ou ser uma pessoa com uma nova foto de presidiária no bolso.

 

Resignei-me... Vou mesmo tornar-me clandestina. Nada feito. 

 

Conclusão altamente pertinente deste estudo de mercado:

A população da minha terrinha está envelhecida, os prioritários eram todos idosos. A população da cidade grande do outro lado do rio está a crescer e é só mães carregadas de putos.

 

E para quando um atendimento prioritário a quem tem contas para pagar e tem de ir trabalhar e não pode desperdiçar dias de férias a tratar de burocracias obrigatórias que poderiam e deveriam ser simplificadas?

 

Ah ó Mula, mas tu agora podes marcar... Posso! Bem sei que posso. Estão a aceitar marcações para daqui a mês... mês e meio. E e eu preciso do meu cartão de cidadão para viajar em Maio!

 

Também deixas tudo para a última da hora! Não é mentira, não senhora mas... Nunca pensei que andassem a oferecer caramelos a quem tirasse o cartão de cidadão nesta altura, e só isso pode justificar isto que está a acontecer!

 

Realmente... Continuem a preocupar-se se o cartão é de cidadão ou de cidadã... Realmente criar apenas condições para que as pessoas possam aceder a um, seja de que sexo for, não é relevante!

48 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.