Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

O flagelo dos GPS

Estamos a tentar recuperar um carro antigo que estava na garagem da minha mãe para eu poder ser um pouco mais independente e ter um carro só para mim. Foi o nosso carro durante algum tempo e ainda tinha algumas coisas nossas. Nele encontrei um mapa! Um mapa que durante algum tempo nos acompanhou durante as férias e que com ele descobrimos imensas terras que até à altura desconhecíamos a existência.

 

 

Basicamente adoramos sair da rota. Na altura planeávamos as nossas viagens e depois mediante o rumo sempre que víamos alguma terra ou lugar com um nome engraçado, no mapa, nós íamos. Assim descobrimos terras como Quarta-feira, no Sabugal - que curiosamente visitamos numa quarta-feira! -, Amor em Leiria, Namorados em Castro Verde entre muitas outras que agora não me vem à memória.

 

Descobrimos imensos lugares belíssimos no interior do nosso país, que não vêm nos guias e que até os seus distritos pareceram esquecer. Lugares silenciosos. Quase vazios. Lugares esquecidos. Pedaços do tempo e de história.

 

Desde que usamos GPS que as coisas estão muito diferentes neste aspeto. Para além da falta da aventura de "no cruzamento viras à direita" e que afinal era à esquerda, e de "fica para aquele sentido" e afinal ser para o outro, com o GPS deixamos também de encontrar o que não sabemos que existe, a menos que encontremos alguma placa pelo caminho com um nome engraçado. Mas a verdade é que, agora, se a localidade não se colocar no nosso caminho, nós também não nos colocamos no caminho da localidade. Isto é triste. Apesar de descobrirmos na mesma algumas pérolas preciosas do nosso Portugal e arredores - que também já descobri pequenos tesouros em Espanha - a verdade é que hoje as coisas são muito diferentes.

 

Se podíamos desligar o GPS, comprar um mapa e voltar a navegar à aventura? Podíamos... Mas parece que nos acomodamos à simplicidade de colocar um destino numa máquina e a máquina simplesmente nos levar. A idade também é diferente agora, a paciência e disponibilidade também...

 

Mas não deixo de sentir saudades.

 

As máquinas simplificam-nos a vida, mas também nos tiram um pouco do brilho que a vida tem.

8 comentários

Comentar post

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.