Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Operação Respirar # 3 Recuperação

3.JPG

 

Quanto pesa um nariz?

 

A sério: Quanto pesa um nariz? É que apesar das porcarias todas que eu comi, a balança reduziu os valores... Ainda que se calhar a pergunta mais acertada é: Quanta massa muscular se perde em 15 dias sem qualquer tipo de exercício?

 

A médica foi bastante clara: Os primeiros sete dias de recuperação implicaram repouso total e absoluto. Sete dias foram passados na cama, os suficientes para ter ficado com o rabo quadrado e com as costas feitas num oito. Para além do repouso, os banhos durante estes dias foram frios - e estamos numa altura ótima para tomarmos banhos frios, não acham? - a comida foi fria, as divisões estavam frias, e tornei-me a melhor amiga do meu edredão. Obviamente ainda não recuperei totalmente da minha constipação, que assim é difícil... Mas agora que aos poucos retomo a minha vida normal, a ver se me livro dela totalmente. Para já, posso é assegurar-vos de que é bom, poder voltar a comer comida quente! É bom, poder voltar a tomar banho de água quente. É bom, poder voltar a ter o meu quarto com uma temperatura confortável.

 

Quanto ao rosto que estava deformado, como vos contei aqui, aos poucos vai ganhando forma. Estive sem qualquer tipo de cor no rosto - até pensei que me tivessem curado da rosácea, confesso  - durante uns 4 dias, mas aos poucos o rosto foi ganhando cor, e aos poucos a boca foi ganhando mais mobilidade e comecei a ficar mais tranquila e mais descansada. Mas aqui, ainda não estou totalmente recuperada. Ainda tenho o nariz anestesiado, o lábio ainda está com fraca mobilidade, e apesar de já conseguir sorrir - sim, era coisa que eu tinha deixado de conseguir, incrivelmente - ainda tenho algumas dificuldades na fala e é aqui que se percebe que ainda não estou totalmente recuperada. A seu tempo... A médica diz que ainda pode levar mais uma semana, semana e pouco.

 

A parte fantástica é que respiro integralmente pelo nariz desde o primeiro dia em casa. Tenho muito corrimento nasal, essencialmente se estiver muito tempo em pé, mas é normal. Mas a verdade é que é incrível já respirar tão bem, e as noites são fantásticas e tenho adormecido muito mais rápido. Ainda vou descobrir que as minhas insónias se deviam à falta de oxigenação no cérebro...

 

Ontem fui à consulta de acompanhamento do otorrino e eles dizem que estou a recuperar muito bem. Só apenas um contratempo... Os pontos, que iriam sair naturalmente, precisaram de ser arrancados. Estavam a infeccionar, e antes que piorassem o doutor achou por bem removê-los na consulta de ontem. Eu não estava preparada para sofrer tanto numa consulta de acompanhamento confesso e vim de lá toda moída. Mas hoje já acordei melhor, e com ainda mais mobilidade facial, já que os pontos estavam a repuxar demasiado.

 

Quanto ao concerto, a médica diz que posso ir à vontade, que estou a recuperar tão bem que posso ir sem me preocupar. E diz que dentro de uma semana - ou assim que deixar de sentir qualquer dor ou desconforto - que posso regressar ao ginásio.

 

O que aponto de negativo na cirurgia, neste momento, são os efeitos da anestesia. Ontem deveria de ter falado sobre isto mas esqueci-me, mas como tenho nova consulta em Fevereiro, se não melhorar depois eu falo sobre isto: O meu cabelo está a cair em dobro ou em triplo - e ele que já caía pouco... - e a minha pele da cara está toda a descamar, por mais creme que ponha, parece que ele não hidrata de forma alguma, e até já usei cremes da minha mãe que são mais fortes e mais regenerativos.

 

Tirando tudo isso, confesso que estou mais animada com a cirurgia. Eu que assim que me olhei ao espelho me arrependi amargamente de me ter submetido a tal, hoje estou mais consciente de que não é possível sair ilesa de uma cirurgia, que as coisas demoram o seu tempo e que e preciso saber esperar. O facto de olhar para o espelho e perceber que aos poucos volto a ser eu, faz com que me tranquilize finalmente, e respirar bem tem compensado todos os pontos negativos. A verdade é que sonhei com esta cirurgia anos... Cerca de uns 10 anos. Desde há 10 anos que utilizava inaladores com cortisona para poder dormir. Desde há 10 anos que o meu olfato tem vindo a deteriorar-se. Desde há 10 anos que as minhas noites foram piorando e piorando... Desde há 10 anos que eu procurava uma cura que os medicamentos não traziam. Por isso sim, parece-me que correu tudo muito bem.

 

Sei que há muita gente que me lê que precisa de se submeter a esta cirurgia - ou outra semelhante, que cada caso é um caso - e que tem medo porque a recuperação é chata... Posso apenas dizer-vos que sim, que é muito chata, e se a minha foi uma operação simples - basicamente foi ressecar mucosas, reduzir os cornetos, reduzir as narinas e corrigir o desvio do septo - e já foi chata, imagino aquelas em que é preciso partir o nariz, e quase refazer o dito... Mas digo-vos que vale a pena. São alguns dias de sacrilégio? São. Dói ao contrário do que vos possam dizer? Dói! Passamos dias e noites que só nos apetece chorar? Passamos! Mas bolas, o que são sete dias, quinze dias e até um mês, quando comparamos com todo o resto da nossa vida? Submeti-me a esta cirurgia para ganhar qualidade de vida. Não foi por uma questão estética - aliás o meu nariz era bem mais bonito antes... - nem por um capricho, foi mesmo para ganhar qualidade de vida.

 

Pensem nisso e... Coragem!

26 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.