Pedido de Desculpas nº3
Uma espanhola entra com nariz empinado cá na loja e vem pedir informações sobre o autocarro turístico. Após ter dado todas as informações na sua língua, caí no erro de dizer "amarelo" em vez de "amarillo". O caos! O horror! O olhar demoníaco!
"- Es amarillo!!!" diz-me, numa arrogância que só visto - porque contado ninguém acredita.
Posto isto, venho, uma vez mais, por este meio, fazer um pedido público de desculpas a esta senhora, por ter falado na minha língua materna, por ter falado português em Portugal. Peço também desculpa por ter sido sempre simpática* e prestável, mesmo quando a senhora não se desfazia em sorrisos.
Tenho muita pena, a sério que tenho, que Portugal tenha habituado tão mal os seus turistas, que nunca os tenha forçado a esforçarem-se. Porque nunca falaram português quando vou a Espanha, nem quando vou a Londres e afins e não me parece que tenham menos turistas por não se adaptarem a eles. Então porque tenho eu de me esforçar para falar uma língua que não é minha, e ainda levar com antipatias por um erro, completamente perceptível? Felizmente este tipo de clientes são uma minoria...
Muitos sentimentos, mas uma só palavra: Enfim...!
*Há quem diga que sou paga para ser simpática de qualquer maneira, eu considero que o ordenado que me pagam ao final do mês não cobre a minha simpatia, mas como a amabilidade desta mula é quase inesgotável, ofereço-a a esta casa como um bónus - apesar de nem sempre merecerem.