Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Trabalho infantil nos países desenvolvidos

"Já não há disso!"

"Isso é só lá para os países de terceiro mundo!"

"Em Portugal as crianças são felizes e podem ser crianças!"

 

Hum... há, há! Podem achar que não, mas há! E quase todos nós - eu inclusive - aplaudimos e contribuímos para que o trabalho infantil nunca acabe.

"Oh Mula mas referes-te a quê, que eu não estou a ver?"

 

trabalho infantil.jpg

 

Refiro-me às crianças que todos os dias aparecem nos nossos grandes ecrãs, nas novelas que diariamente assistimos, nos programas de televisão infantis e não infantis onde as crianças aparecem sorridentes, felizes e contentes para nos entreterem por umas horas.

 

"Oh mas elas têm contractos especiais, não gravam todos os dias e não podem desistir da escola..."

 

Têm total certeza disso? Eu não tenho. Mas seja como for, a criança, em part-time ou não, está a desempenhar uma determinada tarefa em troca de uma remuneração, isso para mim é a definição de trabalho. Mas no meio disto tudo, não são os canais televisivos, e o cinema, e afins, que culpo. A culpa, é, só e apenas dos pais. Pais que porque acham os seus filhos mais especiais que os outros, empurram as crianças para castings, e coisas do género. São crianças, o lugar das crianças é na escola, é ao lado dos amigos, é a brincar. As crianças não deveriam de vir ao mundo para nos entreter a troco de tostões.

 

Muitos de vocês dirão que muitas crianças estão lá por vontade própria e coiso e tal. Gente, eu quando era criança também queria ser uma estrela da TV, cantora, apresentadora, qualquer coisa. Aliás, eu disse durante muito tempo, quando me perguntavam o que queria ser eu quando fosse grande, que queria ser "Top Model", essencialmente após a minha homónima ter vencido o  Supermodel of the World apenas com 14 anos. Felizmente os meus paizinhos tinham juízo e nunca me deram grande cavaco quanto a isto. A verdade é que depois disso, também já quis ser veterinária, médica pediatra, advogada e jornalista. As crianças querem ser um montão de coisas se lhes deixarem. Mas a verdade é que há por aí muitos pais, que por ganância, por excesso de orgulho, empurram os seus filhos para a ribalta, e depois é ver como ficam aqueles que caem no esquecimento. (Ver caso do Macaulay Culkin e da Lindsay Lohan)

 

Digam o que disserem das as crianças no cinema, nas novelas, nas séries televisivas, é exploração infantil, e não é por não estarem a ser comidas por moscas enquanto levantam blocos de cimento, que nos devemos deixar de preocupar com isso.

 

A criancinha gosta de música? Inscrevam-nas nas aulas de canto, em aulas que ensinem algum instrumento... A criança diz que quer ser actriz ou bailarina? Inscrevam-na em aulas de teatro ou em aulas de dança. Não é preciso empurrá-las para a televisão, só que assim os papás também não lucram com isso... temos pena!

 

E foi mais um desabafo irritado da Mula.

Até amanha* 

6 comentários

Comentar post

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.