Visita ao navio-escola Sagres III
A grande imagem de marca da Marinha Portuguesa esteve semana passada no Porto de Leixões, no Porto, aberto para visita, e nós fomos.
Para quem não sabe, Albert Leo Schlageter foi o primeiro nome deste navio construído em 1937 para desempenhar funções de navio-escola e servir a Marinha Alemã, no entanto, após a II Guerra Mundial, e com a derrota dos alemães, os Estados Unidos capturaram o barco vendendo-o três anos mais tarde ao Brasil por um valor simbólico, tendo o mesmo sido rebatizado de Guanabara, servindo de navio-escola à Marinha Brasileira. Foi, em 1961, adquirido por Portugal recebendo o nome de Sagres III e é atualmente o navio com mais condecorações da Marinha Portuguesa.
Este imponente navio já deu a volta ao mundo três vezes, a última das quais em 2010, e este ano, ano que festeja 80 anos de existência, fez uma viagem de 5 meses passando por muitos portos mundiais. A paragem pelo Porto de Leixões faz parte dessa viagem que terminará dia 9 de Setembro em Lisboa e que o levou a percorrer novamente Espanha, Brasil, Cabo Verde e França.
Ver este navio à noite teve um encanto inexplicável, é belíssimo de dia também mas a verdade é que de noite com todas as luzes ganhou um outro e mais especial encanto. Adorei os marinheiros estarem trajados a rigor, disponíveis para qualquer explicação que o público necessitasse.
(conhecem esta paparazzi que por aqui andou?)
Chegamos ao Porto de Leixões eram umas 21 horas. E estava alguma fila - pouca - esperamos um pouco para subir - basicamente esperavam que grandes grupos de pessoas saíssem para deixar entrar outro grande grupo - e enquanto esperamos fomos apreciando.
Ao longo da visita existiam vários pontos de explicação, desde a origem do nome, à explicação das funcionalidades do mesmo.
Quando vínhamos embora, a fila estava enorme. Isso deixa-me feliz: é bom saber que muita gente sai de casa numa noite fria para conhecer um pouco daquela que é a nossa cultura, e de certa forma as nossas origens.
Até à próxima NE Sagres III!
Quem já teve o prazer de o visitar?